Diferenças entre os principais softwares da Adobe

11 de novembro de 2021

Entenda para que serve os principais softwares da Adobe


A demanda por conteúdo na internet impulsionou muitas empresas e pessoas a investirem mais e mais em suas redes sociais. Na busca por oferecer conteúdos mais diversificados e conseguir uma liberdade criativa maior, softwares de edição, como o Canva, ganharam muita popularidade. Dentre eles é impossível não se deparar com os softwares da Adobe, afinal artistas, designers e produtores de conteúdo ao redor do mundo utilizam os programas para criar desde a logomarca da sua empresa favorita até filmes e séries que vemos na Netflix; no entanto para o usuário comum procurar para que serve cada um dos mais de 20 softwares que a empresa oferece através do serviço Creative Cloud pode ser um pouco confuso, ainda mais quando vários deles tem funções aparentemente similares. Por isso vamos passar por cada um dos principais softwares da empresa e tentar entender um pouco para o que eles servem:

Adobe Photoshop

Provavelmente o produto mais famoso da empresa, é tão influente na cultura da web que criou o próprio verbo “photoshopar”, o software é indicado para qualquer coisa relacionado a edição e manipulação de imagens. Muito utilizado por designers para a criação de artes para redes sociais ou para material institucional, ele também é muito conhecido pela sua extensa gama de opções para edições de fotos, além de servir como ferramenta para criação de artes digitais.

Adobe Illustrator

O Illustrator também é um software para edição e criação de imagens, mas diferente do Photoshop que trabalha com imagens rasterizadas (que dependem da informação armazenada em pixels) ele trabalha com imagens vetorizadas, ou seja, o software armazena as informações através de equações matemáticas, sendo assim as imagens no Illustrator podem ser exportadas para qualquer resolução possível, a desvantagem é que por causa disso é mais difícil trabalhar com imagens detalhadas, como fotos, dentro do Illustrator; o software é muito utilizado para a criação de logomarcas e ilustrações vetorizadas.

Adobe Lightroom

O Lightroom é o software especificamente desenvolvido para edições de fotografias, o que o torna mais intuitivo e menos complexo que o Photoshop. Possuindo várias ferramentas como controle de exposição e ajuste de contraste, é utilizada por profissionais para editar várias fotos ao mesmo tempo.

Adobe Premiere Pro

O Premiere Pro é um dos mais conhecidos editores de vídeo do mercado, usado tanto na edição de vídeos para o youtube quanto para filmes de cinema. Possui uma variada gama de ferramentas de edição, desde correção de cores, adicionar e cortar várias sequências de vídeos diferentes, adição de efeitos e até possui um bom editor de áudio.

Adobe After Effects

Apesar do Premiere Pro conseguir adicionar efeitos aos vídeos, o After Effects é a verdadeira caixa de ferramentas para essa função. Tão complexo como o número de ferramentas disponíveis no software, o After é usado na criação de inúmeros efeitos de vídeo, inclusive para o cinema. Também é usado na criação de animações e de motion graphics. A desvantagem do After em relação ao Premiere Pro é que o software é bem mais exigente do hardware do computador, o que dificulta trabalhar com múltiplas sequências de vídeo simultaneamente ou vídeos muito longos; normalmente o ideal é criar a sequência dentro do After e depois usá-la no Premiere, mas no caso de vídeos muito curtos isso não chega a ser um problema.

Adobe Media Encoder

Este software da Adobe é especialmente desenvolvido para a exportação de vídeos em diferentes formatos. É muito comum na hora da edição trabalhar com vídeos em resoluções mais altas, já que não se deseja perca na qualidade final. Após a finalização do vídeo o Media Encoder nos ajuda a mudar o formato para uma resolução mais acessível possível de ser postada no Instagram por exemplo.

Adobe Audition

Apesar do Premiere já ter bons recursos de edição de áudio, o Audition é especificamente feito para essa tarefa; projetado para gravar, editar e mixar áudio o software é o DAW (Digital Audio Workstation) da Adobe.

Por que utilizar os softwares da Adobe?

Existem muitos outros softwares da Adobe que não apareceram nesta lista, mas também existe um questionamento frequente quando o assunto é a empresa, por que eu deveria usar esses programas? Claro que existem programas similares, e para alguns melhores, do que os aqui listados, muitos gratuitos como o Krita, o Gimp, o DaVinci Resolve, Reaper, só para citar alguns.

Bom em primeiro lugar todos os softwares aqui listados são conhecidos como um padrão de mercado e usados por profissionais criativos do mundo todo; em segundo é que não existe um programa perfeito, todos tem vantagens e desvantagens, e a grande vantagem de se utilizar os softwares da Adobe é que todos compartilham de um mesmo ecossistema, na prática isso significa que todos são pensados para funcionarem um com o outro; posso fazer algo no Illustrator e utilizar no Photoshop ou no After, da mesma forma posso usar algo no After e usar no Premiere, e depois editar o áudio no Audition. Essa conectividade entre tudo que realmente diferencia o Creative Cloud de outros tipos de serviço.

A 2TONS usa todos estes softwares de excelência profissional na criação de nossos conteúdos e na realização dos nossos serviços, ficou com alguma dúvida ou interessado? manda uma mensagem pra gente!

Gabriel Rosa, Vice-Presidente (2021)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também:

Uncategorized

Quem é a 2TONS?

7 de setembro de 2021 Entenda como funciona a Empresa Júnior da Midialogia. A Universidade, em sua etimologia, significa totalidade, universalidade, identificando o caráter de

Leia mais »
Uncategorized

Organização da 2TONS

24 de setembro de 2021 Entenda como nossa empresa se organiza! Olá a você que está aqui, querendo conhecer um pouco mais desse universo que

Leia mais »